Solar do Norte

Delegação do Sporting Clube de Portugal

Solar do Norte do Sporting Clube de Portugal

Placa descerrada pelo Presidente Sousa Cintra, em 24 de Novembro de 1990, aquando da inauguração official das instalações do Solar do Norte do Sporting Clube de Portugal

Placa relativa à inauguração official das instalações do Solar do Norte

Momemto em que Jose de Sousa Cintra, Presidente do Sporting Clube de Portugal, inaugura oficialmente as instalações do Solar do Norte do Sporting Clube de Portugal

24 de Novembro de 1990 – O Solar do Norte do Sporting Clube de Portugal é inaugurado oficialmente.

A fundação do Solar do Norte em 1990

Devido ao facto da força do desporto nacional se encontrar no norte do país – desde 1990 até à actualidade o número de deslocações do futebol sénior ao norte não se alterou significativamente, sendo em media 10 vezes/época – e com o objectivo de servir o Clube gratuitamente, contribuindo para o seu crescimento, foi apresentado este projecto à Direcção. Foi com enorme satisfação que fruto de uma coincidencia de ideias com a direcção do Sporting Clube de Portugal, interpretada na altura pelo Prof. Lopes Marques, o qual defendia a implementação de projecto idêntico ao nosso, mas que ainda não havia conseguido por em prática, por variadíssimas razões, em especial a económica e como neste caso essa questão não se colocava, fomos encorajados a avançar com as nossas ideias, tendo por via disso resultado a criação do Solar do Norte.

Impulsinados pela aceitação das nossas ideias, de imediato diligenciamos a obtenção de instalações condignas, as quais vieram a ser conseguidas através da aquisição de um prédio de 3 pisos na Rua do Bonfim, nº 518, no Porto, sede da Delegação Solar do Norte até à actualidade. A ideia que presidiu à aquisição do prédio, foi a de o poder vir a integrar no património do Sporting Clube de Portugal, desde que, como é óbvio, se viesse a constatar interesse efectivo do Sporting nesta organização, demonstrado através da sua utilização prática, bem como dos seus sócios e simpatizantes residentes na zona.
Cumpridas as premissas que levaram à vontade de avançar com este projecto, alicerçado na motivação de servir o Clube da sua paixão de forma desinteressada, em 17/07/1990 foi fundada a Delegação Solar do Norte do Sporting Clube de Portugal de acordo com o disposto nos Estatutos do Sporting Clube de Portugal, funcionando como Centro de Apoio e Desenvolvimento do Clube no Norte do País e tendo como objectivos:

  1. Angariação de sócios para o Sporting Clube de Portugal.
  2. Apoio de âmbito administrativo e desportivo, de harmonia com as directrizes emanadas pela Direcção do Sporting Clube de Portugal.
  3. Apoio administrativo aos sócios e simpatizantes do Sporting Clube de Portugal, nos assuntos relacionados com este.
  4. Promover acções conjuntas a desenvolver com os diversos agrupamentos filiados no Sporting Clube de Portugal.
  5. Prática de acções de natureza Cultural, Recreativa e Desportiva.

Conhece a lista de Fundadores do Solar do Norte do SCP

Tema criado por Anders Norén