
24 de Novembro de 1990 – O Solar do Norte do Sporting Clube de Portugal é inaugurado oficialmente.
A fundação do Solar do Norte em 1990
Devido ao facto da força do desporto nacional se encontrar no norte do país – desde 1990 até à actualidade o número de deslocações do futebol sénior ao norte não se alterou significativamente, sendo em media 10 vezes/época – e com o objectivo de servir o Clube gratuitamente, contribuindo para o seu crescimento, foi apresentado este projecto à Direcção. Foi com enorme satisfação que fruto de uma coincidencia de ideias com a direcção do Sporting Clube de Portugal, interpretada na altura pelo Prof. Lopes Marques, o qual defendia a implementação de projecto idêntico ao nosso, mas que ainda não havia conseguido por em prática, por variadíssimas razões, em especial a económica e como neste caso essa questão não se colocava, fomos encorajados a avançar com as nossas ideias, tendo por via disso resultado a criação do Solar do Norte.
Impulsinados pela aceitação das nossas ideias, de imediato diligenciamos a obtenção de instalações condignas, as quais vieram a ser conseguidas através da aquisição de um prédio de 3 pisos na Rua do Bonfim, nº 518, no Porto, sede da Delegação Solar do Norte até à actualidade. A ideia que presidiu à aquisição do prédio, foi a de o poder vir a integrar no património do Sporting Clube de Portugal, desde que, como é óbvio, se viesse a constatar interesse efectivo do Sporting nesta organização, demonstrado através da sua utilização prática, bem como dos seus sócios e simpatizantes residentes na zona.
Cumpridas as premissas que levaram à vontade de avançar com este projecto, alicerçado na motivação de servir o Clube da sua paixão de forma desinteressada, em 17/07/1990 foi fundada a Delegação Solar do Norte do Sporting Clube de Portugal de acordo com o disposto nos Estatutos do Sporting Clube de Portugal, funcionando como Centro de Apoio e Desenvolvimento do Clube no Norte do País e tendo como objectivos:
- Angariação de sócios para o Sporting Clube de Portugal.
- Apoio de âmbito administrativo e desportivo, de harmonia com as directrizes emanadas pela Direcção do Sporting Clube de Portugal.
- Apoio administrativo aos sócios e simpatizantes do Sporting Clube de Portugal, nos assuntos relacionados com este.
- Promover acções conjuntas a desenvolver com os diversos agrupamentos filiados no Sporting Clube de Portugal.
- Prática de acções de natureza Cultural, Recreativa e Desportiva.
Fundadores
Foi graças ao empenho e paixão pelo SCP dos fundadores e de muitos Sportinguistas do Norte, que foi possivel criar o Solar do Norte , sendo de toda a justiça destacar o contributo de:
- António Júlio Santos
- Manuel Oliveira Dias
- Alfredo Carvalho Barros
- Luís Pina Cabral
- Dulcídio Costa
- Mário Fernandes Leite
- José Saraiva Gonçalves
- José Barros Moura
- Domingos Menéres Pimentel
- António Abel de Andrade
- Armindo Alves Costa
- Fernando Costa
- Gabriel Almeida
- Rui Maia
- António Rodrigues
- Couto dos Santos
- Reymão Nogueira
A todos um Muito Obrigado dos Sportinguistas Nortenhos!